Curiosidades


A Bandeira Nacional


A bandeira nacional da Roménia é tricolor: azul, amarelo e vermelho e não sofreu muitas mudanças no curso da história. 
Apenas a distribuição das cores (no ponto de proporção e posição) mudou de certa forma, estão sendo feitas iguais após a Revolução de 1848, quando, sob o impulso do Francês espírito revolucionário, muitos estados da Europa adotou como sua bandeira nacional a dimensionalmente padronizado bandeira de três cores. 
sigilografia atesta que em determinadas fases históricas, a bandeira romena tinha as três cores dispostas horizontalmente, com o vermelho na parte superior, o amarelo no meio e o azul na parte inferior.

Além disso, a proporção das cores não foi a mesma, uma vez que é agora (33 por cento para cada cor). Basicamente, no entanto, as três cores tão caras para os romenos encontram-se em faixas que datam do tempo de Michael, o Bravo (Mihai Viteazul) e até mesmo Stephen, o Grande (Stefan Cel Mare). Além disso, pesquisas recentes indicam que eles existiram mesmo no padrão Dacian apresentado na Coluna de Trajano, em Roma. Este padrão foi de uma forma especial: a cabeça de um brilhante metal de lobo pendurada que eram longas faixas coloridas de tecido. Como o vento soprava, o padrão deu um génio que assustou o inimigo e encorajou os que carregou na batalha. Em momentos críticos, escondendo o padrão de modo que ela não deve ser tomada pelo inimigo era comum personalizado com vários povos, incluindo, portanto, os dácios, o Daco-romanos e os romenos. 
Tal norma oculta foi a pertencente ao Tudor Vladimirescu, o líder da revolução de 1821. Quando a revolução foi sufocada, Tudor decidiu enterrar o padrão em um pátio. Apenas 60 anos depois, em 1882,  o padrão foi encontrado, e levado até Bucareste, a capital do país, a ser utilizado no âmbito de uma cerimônia especial, na Casa do Exército (hoje o Museu Militar Central). A revolução Tudor, 1821 ajudou o país a se livrar dos governantes Phanariot impostas pelo Império Otomano na Valáquia e Moldávia no início do século 18 (os governantes Phanariot vieram do distrito de Fanar de Constantinopla e eram estrangeiros impostos ao país pelo sultão como administradores).

A bandeira, o padrão, são símbolos profundos, ligados à história, à resistência do povo e o segredo de sua sobrevivência. O tricolor romeno (as cores vermelho, amarelo e azul podem ser encontrados também em casaco da Roménia de armas ) resistiram, como um símbolo, mesmo após o advento do comunismo sob Ceausescu neste país, quando a herança da URSS foi reduzida a nada.
No decorrer do tempo, poemas e hinos foram dedicados ao tricolor romeno; uma delas, de três cores , na música por Ciprian Porumbescu, tem sido muito mobilizador e é uma das mais queridas pelo romenos. A bandeira da Roménia tem as cores colocadas verticalmente como segue: azul, amarelo e vermelho. A largura de cada banda de cor é de um terço do comprimento.


Palácio do parlamento, Bucareste




Com mais de 1100 salas, 12 andares acima do nível do solo e outros subterrâneos, o prédio ocupa uma área superior a 3875 milhões de m², sendo assim, o maior prédio de administração pública do mundo, sendo também o mais pesado, usando em sua estrutura aço, bronze, cristal, madeira e mármore.





A Roménia e os romenos




Visitantes estrangeiros consideram romenos entre as pessoas mais amáveis ​​e hospitaleiras do mundo. Os romenos são de natureza amorosa, divertidos, calorosos, hospitaleiros, alegres, com um senso extraordinário de humor.

A Roménia está associada com grandes nomes das artes e esportes:



Nadia Comaneci - Uma lenda da ginástica, o mundo deslumbrou com suas habilidades nas barras assimétricas, a primeira no mundo a marcar um 10 perfeito. Nadia é praticamente a única responsável para a popularidade da ginástica como esporte, graças a atuação nas Olimpíadas com medalhas de ouro em sua juventude.
Outros renomados artistas romenos mundo incluem o escritor Eugen Ionesco , o virtuoso flautista Zamfir Gheorghe e músico George Enescu .
Sobre 19.500.000 pessoas vivem na Roménia.
Eles são 89% romenos 7,5% húngaros, 1,9% Ciganos, alemães, ucranianos, armênios, croata, sérvio e turco. Mais de 55% da população da Roménia vive em cidades.

Existem 2.868 municípios e 13.285 aldeias, destas, 263 cidades contam com uma população de mais de 100.000, enquanto oito cidades contam mais de 300.000 habitantes.
45% dos romenos vivem em áreas rurais. 
As divisões administrativas são chamados de "Judet" ( condado). 


Principais religiões na Roménia

Ortodoxa Oriental 78%
católico grego de 10%
católico romano 5%
protestantes 5%
Unitário, judeu, outro


A taxa de alfabetização na Roménia é de 98%. maioria romenos que vivem em vilas e cidades são capazes de comunicar em Inglês, Francês ou Alemão. Em vilas menores apenas as pessoas mais jovens e as crianças costumam falar línguas estrangeiras. • Cerca de 80% dos romenos falam pelo menos uma língua estrangeira • 25% dos romenos falar pelo menos duas línguas estrangeiras • 4% dos romenos falam mais de três línguas estrangeiras • Romênia tem mais de 100 universidades, e o país anualmente produz cerca de 30.000 licenciados em engenharia.

Datas Comemorativas


Feriados oficiais
Data
Nome romeno
Nome em português
Notas
Anul nou
Abril/Maio
Paştele
O feriado oficial é a Páscoa Ortodoxa. Embora as festas durem três dias, só o domingo e segunda-feira de Páscoa são feriados.
Ziua muncii
Dia Internacional do Trabalhador
Ziua naţională (Ziua unirii)
Feriado Nacional (Dia da União)
Celebra a união da Transilvânia com o Reino da Roménia, o acto fundador da Roménia moderna (1918)
Crăciunul
Tanto o dia de Natal como o dia seguinte são feriados.

Outras datas oficiais
Data
Nome romeno
Nome em português
Notas
Ziua Tricolorului
Dia da Bandeira
Ziua Imnului naţional
Dia do Hino Nacional
Data em que Deşteaptă-te, Române! foi pela primeira vez executado, em 1848 em Râmnicu Vâlcea
Ziua Constituţiei

Festas tradicionais
Data
Nome
Notas
Festival da Primavera



Internet


Atualmente a Roménia é o 6º país com a melhor conexão de internet do planeta, na frente de países como Coreia do Sul e Inglaterra. Como abaixo pode ser visto:

Para saber mais estatísticas de todos os países, com relação a conexões de rede clique AQUI. O Site está disponível somente em inglês, mas é de fácil acesso e entendimento.

Castelos e Fortalezas


Na Roménia existem mais de 190 castelos e fortalezas. De todos eles, o mais conhecido é o
“Castelo Bran”, graças ao livro “Drácula” escrito por Bram Stoker e ao filme com o
mesmo nome produzido por Francis Ford Coppola em 1992.



 O descobridor da insulina é um romeno. Chama-se Nicolae Constantin Paulescu é de

Bucareste e recebeu a patente pela descoberta da insulina no ano 1922.

 A caneta foi também inventada pelo romeno Petrache Poenaru.



Esportes

Os principais clubes de futebol da Roménia são Steaua, Dinamo e Rapid, todos de Bucareste. A primeira edição do Campeonato Romeno de Futebol, conhecido como Liga 1 aconteceu no ano de 1909, sendo interrompida duas vezes em toda sua história (1916-1919) e (1941-1946), primeira e segunda guerra mundial, respectivamente.

O mais conhecido jogador de futebol da Roménia foi Gheorghe Hagi, que jogou pelo Real Madrid, Barcelona, Galatasaray. Chamado de Maradona dos Cárpatos com referência ao craque Argentino e à região da Roménia, foi o grande responsável por ter colocado a Roménia por um bom tempo na maior das classes do futebol mundial nos anos de 1996-1998. E pra complementar um vídeo do "cara" aí embaixo.





Gheorghe Hagi em evento beneficente












Nadia Comăneci, a única ginasta que tirou a nota 10 na história do mundo é de origem romena.

Nadia Comăneci




















_________________________________________________________________________________




5 comentários:

  1. Está cada vez mais bacana seu blog :) Parabéns :) Mineirinho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Fico imensamente feliz quando alguém passa por aqui, e ainda partindo de você mal consigo explicar o quanto me faz bem.

      Excluir
  2. Eu te admiro muito...é pode ter certeza que eu sempre vou torcer pela sua vitória...Que Deus ilumine cada vez mais a sua vida !!!

    ResponderExcluir
  3. SAUDADES! Perfeita apresentação da Nadia. Adorei-a demais quando ela fez 50 anos em 2011. No fundo escuta-se o hino da Romenia na epoca Te Slavim Romanie quando era proibido o Desteapta-te Romane usado somente depois de 1989 com a queda do socialismo. Gosto muito que tenhas esta paixao pela Romenia, eu tenho-a tambem, que em pais como os nossos perguntam-se Rome... O que? .. Algures na Europa leste, mas isso da-te ainda um ponto extra. Gostei do teu blog. Parebens. Att. Rosendo Monsivais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosendo, a Roménia tem uma energia diferente de todos os outros países europeus, viveu escondida por muitos anos sob regime e influência socialista/soviética e hoje, com a economia aberta, mostra ao mundo sua explosão de cores, alegria e a beleza de seu povo. É um país que se promove com sua própria magia.

      Excluir