ÎNVĂȚA

APRENDENDO O PRIMORDIAL





Aparentemente é difícil, mas na realidade, é apenas mais um idioma latino, com traços acentuados da lingua eslava. É onde está a parte "difícil ", a influência eslava foi a primeira ocorrida durante a formação do idioma romeno.Todas as línguas de países vizinhos (todas de origem eslava, exceto o húngaro) influenciaram o romeno.
A influência eslava é sentida tanto no nível fonético quanto no lexical. Até 20% do vocabulário romeno é de origem eslava (a iubinevoieprieten, dragoste). No entanto, muitas palavras eslavas são arcaísmo e estima-se também que 10% do léxico romeno moderno seja de origem eslava. 
A maior parte das palavras eslavas dentro do idioma são as que envolvem sentimento ou relacionamento. As outras são de grande parte de influência de outros idiomas latinos, principalmente o francês e o italiano.

Aqui embaixo um vídeo de um programa que gosto imenso, que se chama România te iubesc (Roménia te amo), pra que nele possam ouvir como falam.



2 comentários:

  1. Boa tarde Flávio, tudo bem contigo? Estou usando um MAC com teclado sem possibilidade de configurar, por isso vai sem acento, sinais, etc. mesmo). Ja tive o prazer de falar contigo em outra ocasiao aqui mesmo no seu blog e gostaria de fazer 3 perguntas... 1- Por que nao deixa o seu metodo de aprendizado de um determinado idioma aqui no blog. (um deles ja deixou claro que a escrever o dicionario e o significado das palavras). 2- Tem planos firmes para ir a Romenia nesse ano e tem algo no seu blog falando sobre esse povo bem receptivo e que normalmente leem bastante e costumam falar varios outros idiomas normalmente. 3- Permite que eu `post` no FACE essa parte de sua experiencia de vida, com autoria, endereco do blog de origem, etc. [De tudo que aprendi, de todas as línguas que poderia aprender e todas as pessoas que conheci, descobri que ser honesto, gentil, amável e feliz, mesmo que o dia seja uma desgraça, são a fórmula fundamental pra ser uma pessoa de bem consigo mesma. Todas a línguas que aprendi e tudo que estudei não são nada, nunca será nada, o que tenho são meus amigos, meus pais, minha filhinha, e todas essas pessoas que me cercam fazendo bem ou mal, deram o tempero certo pra fórmula do meu crescimento, como pessoa.]
    Desde ja, agradeco a atencao mais uma vez e espero que ja tenha resolvido boa parte dos seus problemas que menciona... E espero que sim! Grande abraco e fique com o Senhor Deus!
    Desculpa por escrever quase um jornal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estimado Alex, farei brevemente uma página mostrando a técnica que usei para aprender, evidente não é um milagre, mas em algum tempo é possível ver o resultado e assim aprimorar cada vez mais, pode sim fazer postagem dos meus comentários e publicações, caso queira, nem é necessário citar meu nome. Brevemente acompanhe aulas pelo Youtube, onde mostrarei vários truques para memorizar e dicas para quem gostaria de viajar para diversos países. Obrigado por seu comentário.

      Excluir